Relatório do Diretório da GNRC

Chinese / English / French / German / Spanish / Portugués

O Diretório da Rede Global de Católicos Arco-íris foi eleito na sua Segunda Assembleia, realizada em Dachau durante o mês de dezembro de 2017, e tem estado a trabalhar para fazer com que a organização funcione de maneira efetiva e eficiente. A seguinte lista é um resumo de alguns dos mais importantes marcos que o Diretório cumpriu, aberta por categorias.

TRABALHO ORGANIZACIONAL

Coordenadores:  

O Diretório elegeu os seguintes coordenadores:

  • Codirectores:                  Ruby Almeida e Christopher Vella
  • Secretário:                       Francis De Bernardo
  • Tesoureiro:                      Brian Okallan
  • Representante Legal:    Andrea Rubera

O cargo de coordenador dos Media ainda não foi preenchido. Dado que as responsabilidades deste cargo são amplas, membros do Diretório e do próprio comité dos Media abordarão tais responsabilidades de maneira colaborativa.

Delegados de Comités:

O Diretório distribuiu um formulário entre todos os membros para averiguar em que comité gostariam de participar. Depois disso, estabelecemos os seguintes comités e designamos membros que se dispuseram como voluntários para atuar como delegados:

  • Filiação e Nomeações:                                                                              Francis DeBernardo
  • Desenvolvimento Organizacional e Estrutural:                                  Thomas Bartsch
  • Comité da Próxima Assembleia:                                                             Chris Vella
  • Administração Financeira:                                                                      Brian Okallan
  • Media, Relações Públicas e Comunicações:                                         Ruby Almeida
  • Profecia e Justiça / Descriminalização                                                 Benjamin Oh
  • Desenvolvimento da Espiritualidade e Fé (Trabalho Pastoral Arco-íris):  Argel Tuason
  • Diálogo com a Hierarquia:                                                                      Dumisani Dube
  • Ideologia de Género:                                                                                Marisol Ortiz
  • GNRC como uma Organização Inclusiva:                                            Susanne Andrea Birke

Relatórios dos distintos Comités estão também incluídos neste Boletim (ver mais adiante para detalhes)

Comunicações Internas

Estamos no processo de registar e adquirir um serviço de videoconferência (Microsoft Office 365 para Organizações sem Fins de Lucro) para permitir conexões mais estáveis e menos problemáticas para os encontros do Diretório e entre membros da GNRC.

Esta licença também permitirá que todos os membros interessados da GNRC possam participar na nossa conferência online no final deste 2018.

Comunicações Externas

O Comité de Media do Diretório publicou um Comunicado de Imprensa sobre a Segunda Assembleia e editou um Boletim sobre a cobertura da Segunda Assembleia.

O Canal de Youtube da GNRC foi criado em janeiro de 2018. O seu conteúdo atual inclui as mensagens de saudação da Segunda Assembleia (da parte da Irmã Jeannine Gramick, de Mary McAleese e do Padre James Martin sj), como também a Crónica da HuK e aa Irmã Mónica Astorga que foram apresentados durante a cerimónia de encerramento da Assembleia.

Um folheto com informação geral da GNRC foi desenvolvido para ser distribuído em reuniões, conferências e para qualquer pessoa interessada. Este encontra-se disponível como arquivo PDF.

Também começámos o processo de relançar a página web da GNRC para que conte com uma coerência criativa e gráfica entre o design e o estilo do nosso novo folheto.

Angariação de Fundos

Com o apoio e a liderança de Michael Brinkschroeder, um pedido de orçamento para a Fundação Arcus foi preparado e enviado para a sua avaliação. Entre os assuntos a serem cobertos encontram-se: um administrador a meio tempo para o projeto de criminalização; bolsas e coordenação da 3ª Assembleia; participação no Encontro Mundial das Famílias de Dublim; e contar com a presença no Sínodo da Juventude em outubro de 2018 em Roma. A necessidade de orçamento para um administrador informático também foi identificada para as implementações das solicitações técnicas da nossa Assembleia Online, juntamente com o suporte técnico para a página web e intranet da GNRC.

Desenvolvimento de Redes

O Diretório assistiu, em representação da Rede, através do Codiretor Christopher Vella em Roma na Conferência Anual do Fórum Europeu de Cristãos LGBT.

O Diretório também assistiu através da Codiretora Ruby Almeida em Bratislava ao encontro da Rede Internacional pela Reforma da Igreja.

O Diretório tentou assistir através do nosso Tesoureiro Brian Okallan à Conferência Pan-africana da ILGA no Botswana, mas lamentavelmente os planos para a sua participação não puderam ser concretizados devido a questões de viagem e coordenação.

Encontro Mundial das Famílias

Os Codiretores da GNRC representaram-na continuamente nas sessões de Skype, junto com outras organizações católicas, para discutir os planos relativos à presença LGBT no Encontro Mundial das Famílias em agosto de 2018. A GNRC solicitou espaço formal para um stand de exposição no evento, o qual não foi frutífero pelo que se procurou algum tipo de presença alternativa. Outros membros da GNRC participantes nestas sessões de Skype foram: Michael Brinkschroeder, Francis DeBernardo, Marianne Duddy-Burke e Marisol Ortiz.

Próxima Assembleia

O Comité do Diretório para a Próxima Assembleia esteve a trabalhar juntamente com os membros da DignityUSA, Marianne Duddy-Burke, Leo Egashira e Jeff Stone para planear a Terceira Assembleia que terá lugar de 1 a 4 de julho de 2019 em Chicago. Encontros de Pré-conferência terão lugar a 30 de junho no mesmo lugar. O Centro para Retiros e Conferências do Cenáculo foi selecionado para o encontro. A planificação das pré-conferências, eventos culturais e outros eventos encontram-se em processo de discussão.

Marca, Identidade e Associações Regionais

O Diretório da GNRC adotou as seguintes políticas:

  • A Marca GNRC e o uso do seu nome ou logótipo por parte de membros, regiões, etc.: As agrupações regionais não se encontram designadas oficialmente nos Estatutos. Qualquer uso do nome ou representação da organização necessita ser aprovado por parte do Diretório. As agrupações regionais devem ser consideradas como comités informais da GNRC. O Comité de Media desenvolverá proximamente as diretrizes e regulações para o uso da marca e dos nomes.
  • Funcionamento interno dos grupos regionais da GNRC: As Regiões organizam-se a si mesmas de forma autónoma para o seu trabalho, através dos seus próprios meios e deverão manter-se em contacto paulatinamente por meio de relatórios à GNRC.

Regulações sobre a Proteção e Gestão Geral de Dados

A 25 de maio passado, a Regulação sobre a Proteção e Gestão Geral de Dados entrou em efeito para qualquer organização que esteja sob jurisdição da União Europeia. Isto inclui a GNRC, dado que o seu domicílio legal é em Roma – Itália. Graças às consultas e investigação de Chris Vella, um formulário foi enviado a todos os membros de la GNRC solicitando a sua autorização expressa para manter a sua informação eletrónica. Este passo permite-nos trabalhar no cumprimento da nova normativa. O Diretório, também, tornará pública uma Política de Privacidade regulando a forma como a GNRC administra a informação pessoal dos indivíduos e dos detalhes dos seus grupos associados.

Assembleia Online

O Comité de Media encontra-se a trabalhar na convocatória para uma Assembleia online para finais de 2018. O Comité encontra-se a trabalhar nos seguintes assuntos: uma plataforma online efetiva, planificação da agenda e organizar os materiais-guia para o encontro. Se estás interessado em unir-te a este trabalho, particularmente se contas com experiência na implementação de encontros virtuais ou experiência geral em tecnologias de informação, é favor contactar com os Codiretores de la GNRC.

Relatórios dos Comités

Comité da Próxima Assembleia

Este Comité tem estado a trabalhar desde dezembro na organização da próxima Assembleia que se realizará em Chicago no mês de julho de 2019. O Comité inclui representantes da DignityUSA e do Diretório da Rede. Eles têm estado a trabalhar nas logísticas do encontro e na coordenação da viagem para os vários delegados que virão de fora dos Estados Unidos.

Comité de Desenvolvimento Estrutural e Organizacional

Este Comité é responsável de continuar a trabalhar nos documentos de Estatutos, Regulamentos Internos e Manual de Governo, para manter a melhoria contínua de aqueles temas que requeiram clarificação ou modificação. Isto inclui protocolos, procedimentos de eleições e tudo aquilo que possa ser otimizado ou melhorado.

Comité de Media

O Comité tem estado a procurar criar e acordar posições e visões sobre o que a GNRC deseja expressar a respeito das declarações das instituições da Igreja que impactam nas vidas da nossa ampla família LGBTQI à volta do mundo.

Também temos procurado construir os processos de comunicação e plataformas TI que nos possam ajudar para contar com uma comunicação interna e externa mais fluida.

Já produzimos uma brochura informativa e planeamos contar com um material impresso mais específico relativamente ao nosso projeto de descriminalização LGBTI.

Comité de Desenvolvimento Espiritual e Fé: Trabalho Pastoral Arco-íris

O Comité manteve-se em contacto via email. Os seus três objetivos principais são colher recursos para o trabalho pastoral a partir dos membros de la GNRC, juntamente com o desenvolvimento de novos. Uma ideia proposta é gerar conteúdos de vídeos no Youtube, incluindo testemunhos de pessoas.

Também consideraram o desenvolvimento de conteúdos ou focar-se em temas de vida espiritual contemplativa no interior da Rede.

Comité sobre Ideologia de Género

O Comité manteve a discussão via email e considerou mudar o nome e o seu objetivo. Em vez de se focalizar somente nos efeitos negativos do mal denominado movimento contra a “Ideologia de Género” na Igreja, gostariam de se concentrar nas problemáticas mais amplas no que diz respeito à Identidade de Género, juntamente com outras áreas do movimento transgénero.

Ao Comité gostar-lhe-ia fazer um levantamento mostrando as diferentes legislações existentes sobre Identidade de Género e as diversas posições da Igreja a este respeito al tema, bem com identificar os diferentes desafios e objetivos alcançados em casa país.

Comité de Diálogo com a Hierarquia

O Comité realizou a sua  primeira reunião via Skype e descreveu uma agenda curta de tarefas, basados na discussão prévia em Dachau:

  • Recopilar uma listagem de membros conhecidos da hierarquia Católica que mostraram empatia relativamente aos assuntos e pessoas LGBTQI.
  • Desenvolver espaços de conversa em torno aos seguintes tópicos: Sensibilidade no momento de abordar as problemáticas das pessoas LGBTQI, a descriminalização, além de dar um enfoque às “famílias” e à diversidade geral destas sobre o particular dos casos de união entre pessoas do mesmo sexo.
  • Criar Google Groups regionais e globais para membros da GNRC para partilhar consultas, experiências e recomendações sobre o diálogo com a hierarquia. Estas discussões podem-se converter numa fonte de informação para os membros da Rede.
  • Discutir os melhores métodos de como a GNRC pode responder publicamente ao Vaticano e a outros níveis hierárquicos.

Profecia e Justiça: Descriminalização

O Comité de Profecia e Justiça identificou que a violência geral, quer seja cultural, religiosa, espiritual ou estrutural, como também a dirigida especificamente às pessoas LGBTQI e às nossas famílias, mantem-se como o facto mais urgente a que nos enfrentamos e que se manifesta de maneira diversa em cada zona.

A campanha para a descriminalização terá um papel vital juntamente com o juntarmo-nos à denúncia de atos contra as pessoas LGBTQI, pois estamos plenamente conscientes que a legislação a favor da descriminalização por si só não é o antídoto contra a violência para com as pessoas LGBTQI e as suas famílias.

Em países com ou sem trabalho legislativo, que apoie a perseguição das pessoas LGBTQI e das nossas famílias e ainda em países onde já há proteção legal para elas, as pessoas LGBTQI e a suas famílias permanecem expostas à violência, discriminação e preconceito, frequentemente motivados por grupos religiosos, incluindo algumas fações da Igreja.

Atualmente, estas são as linhas de trabalho em que o Comité se focalizou:

  • Desenvolvimento de um manual sobre como desenvolver um diálogo multilateral com os movimentos civis, comunidades religiosas, agrupamentos familiares, etc.
  • Realizar um levantamento de regiões ou países onde já existem conexões ou redes de trabalho.
  • Criar ou recopilar Projetos Testemunhais que tenham por objetivo evidenciar os efeitos nocivos da violência sobre pessoas LGBTQI
  • Construir redes de apoio para requerentes de asilo e refugiados católicos LGBTQI.
  • Desenvolver uma declaração sobre a violência e criminalização das pessoas LGBTQI (de acordo com cada contexto cultural e linguístico).

Esperamos que mais membros da comunidade da GNRC se unam aos nossos esforços. O Comité reuniu-se no passado dia 8 de julho de 2018. Para mais informação, podem contactar vía email ao coordenador Benjamín Oh (benjaminowk@gmail.com).

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *