A GNRC junta-se à Carta de Apoio ao Papa Francisco sobre temas LGBTQI na Igreja

28 de novembro, 2018

CARTA AO PAPA FRANCISCO

English / Spanish / Portugues

Estimado Santo Padre:

As entidades sociais e os grupos cristãos abaixo-assinados queremos expressar-lhe a nossa preocupação pelos ataques sofridos pela Igreja, na sua pessoa e na de outros bispos, pastores e sacerdotes que promovem uma Igreja aberta e acolhedora para com todos os seres humanos e muito em especial para com aqueles que vivem nas “periferias”, como, com a vossa palavra profética, Vossa Santidade as quis chamar. Referimo-nos muito particularmente a nós, as pessoas LGTBQI católicas (lésbicas, gays, mulheres e homens trans, pessoas queer, bissexuais e intersexo), que durante séculos sofremos a marginalização, o desprezo e o ostracismo dentro das comunidades de crentes. Fomos julgados indiscriminadamente como pecadoras e indignas, com o consequente sofrimento e angústia que levaram a muitas de nós ao afastamento da fé.

Queremos manifestar todo o nosso apoio às iniciativas inclusivas  para com as pessoas LGTBQI que dentro da Igreja Católica e com o beneplácito da Santa Sé se estão levando a cabo e também pedir-lhe insistentemente que não ceda à violência verbal e acusações injustas e mal intencionadas das pessoas e grupos que, dentro da Igreja, desejariam que tudo permanecesse inamovível, mantendo doutrinas, atitudes e estruturas injustas que não ajudam as pessoas, mas que as fazem cair.

Os grupos cristãos abaixo-assinadosantes oramos com fervor para que Deus o guie em todas as suas decisões e lhe permita levar a cabo uma renovação da Igreja segundo a norma do Evangelho, o amor a todos e em especial aos mais pobres  afastados. As entidades sociales que promovemos os direitos humanos manifestamos-lhe o nosso agradecimento e o apoio a qualquer iniciativa que ajude a banir, em todos os âmbitos da vida, a discriminação e a exclusão, neste caso das pessoas LGTBQI católicas.

Cremos firmemente que o povo crente na sua mayoria e as pessoas de boa vontade no mundo inteiro vêem com alegria e esperança o novo rumo que vossa Santidade imprimiu à Igreja Católica nos anos do seu pontificado.

Com afeto,

This entry was posted in Press release. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *