A experiência de Eros Shaw e outros testemunhos

Chinese / English / Español / Française / Italiano / Portugues

Por Eros Shaw – Missionário chinês, ativista do Grupo LGBTI Católico Chinês Comunidade Católica Arco-íris da China (CCRC), membro do Comitê Central da GNRC e membro da Irmandade Testemunhal Arco-íris da China.

Este artigo introdutório fez parte da nossa objetivo desde que começámos a planear o livro Beijem os teus lábios os meus: Relatos Católicos LGBTI de Tongzhi China (Versão em chinês já disponível e em Inglês sujeito a tradução através de uma próxima campanha de recolha de fundos). A cronologia dos eventos que levaram a esta publicação é uma memória necessária da viagem que tomámos, como disse Deng Xiapoing “cruzando o rio, apalpando as pedras”. Baseia-se na minha participação na criação da Irmandade de Testemunhas Arco-íris da China (CRWF) e da Comunidade Arco-íris Católica da China (CCRC), um espaço ecuménico com participação de Católicos e uma plataforma única para Católicos, respectivamente. Senti que era importante esboçar a minha experiência para os leitores que desejavam vislumbrar esta travessia.

Há pelo menos 200,000 pessoas LGBTI entre os 12,5 milhões de Católicos na China. Quais são as suas experiências? Quem os escutará quando sofram por serem gays? Ainda temos muito por fazer. Apesar de que é uma responsabilidade pesada de suster, não vamos parar a nossa missão, mesmo que haja constantes frustrações.

As experiencias de fundar a CRWF e a CCRC são inseparáveis. Muitos gostariam de conhecer a história da CRWF e creio que é necessário somente revê-la brevemente aqui (o artigo completo encontra-se na página web da GNRC). Darren, Xiao Mi e eu fomos os fundadores e dirigentes. Fui no início responsável por coordenar o grupo em Pequim. Xiao Mi tomou o meu lugar quando tive que partir de Pequim. Em 2012, Darren e eu começámos a CRWF de Shanghai. Darren também deu o seu apoio para fundar a CRWF de Hangzhou na nossa companhia, denominada Shuizhixing (Desde então, as irmandades começaram em Wuhan e Changsha). Entretanto, o Irmão Xiao Bei tinha iniciado já o seu ministério de reunir gays Católicos. Baseado na minha experiência de administrar a Irmandade, por fim uni-me ao Irmão Xiao Bei para fundar a Comunidade Arco-íris Católica da China.

Há variadas plataformas na Internet para gays Cristãos, tais como Weibo, Weixin, QQ Group e outras páginas web, mas são maioritariamente para protestantes, enquanto a nossa é uma das poucas que serve os gays Católicos. Há outro grupo em QQ onde os gays Católicos se unem para rezar o Rosário. Deveria haver outros grupos em ditas plataformas, mas não participei em nenhum deles.

Chinese gay Catholic community logoComunidade Arco-íris Católica da China (China Catholic Rainbow Community, CCRC) é uma organização de ajuda mútua inter-regional para Católicos LGBTI Romanos Chineses. Eles fornecem aconselhamento e acompanhamento espiritual para crentes Católicos.