19 de junho, 2016
A Rede Global de Católicos Arco-Íris (GNRC) expressa o seu pesar e solidariedade para com a comunidade LGBTQI dos Estados Unidos.

Não estamos longe da dor e da sensação de incompreensão, que nos atinge a todos como pessoas LGBTQI, nestes difíceis dias de sofrimento e procura de esperança. Para nós, Católicos LGBTQI e para as nossas famílias, torna-se complicado refletir e racionalizar num evento que levou tantas vidas em Orlando. Esta situação, recorda-nos as nossas limitações humanas e leva-nos à procura da misericórdia de Deus, em momentos em que a raiva e a tristeza, frequentemente, são as nossas reações naturais e sinceras.

Consideramos a todas as pessoas nossos irmãos e irmãs, crentes ou não em Deus, professando ou não uma religião em particular. Somos pessoas que trabalham pela inclusão e justiça na sociedade ou na Igreja e, como tal, nos unimos à dor da comunidade LGBTQI na nossa crença de que somos todos filhos do único Deus, sejamos Cristãos, Judeus, Muçulmanos, Budistas, Hindus, Sikhs, ou crentes de alguma fé. Somos todos feitos da mesma essência, recordando que o primado de todas as religiões é o AMOR, sobre todo o fundamentalismo. Orar pelas vítimas, pelas suas famílias e amigos foi uma constante nas nossas comunidades Católicas LGBTQI nos dias posteriores ao massivo tiroteio. Podem ver que nos tocou profundamente através das muitas expressões de apoio, por meio de orações, Missas, cartas e artígos, dentro e fora dos Estados Unidos. Em particular, os nossos membros da New Ways Ministry y DignityUSA que fizeram um grande e comprometido trabalho, comunicando os nossos sentimentos partilhados e pensamentos mais profundos, desde que os impactantes eventos de Orlando se tornaram públicos.

Ainda durante estes escuros dias, não só os leigos como também vários dos nossos líderes Católicos tornaram pública a sua solidariedade y empatia de formas que nunca antes tínhamos visto. As palavras de muitos Bispos, como Robert McElroy de San Diego“Estou convosco”, dão-nos ânimo para continuar trabalhando. Temos esperança de que, através da educação, diálogo ecuménico e partilhando as nossas experiências vitais, faremos uma mudança na sociedade e na Igreja, onde ainda é frequente encontrar pessoas que manifestam e justificam as suas atitudes homofóbicas. O Papa Francisco apelou, na sua recente Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, a sermos mais compreensivos e inclusivos e a rejeitar todo o tipo de expressões de violência para com as pessoas LGBTQI. Tal declaração do Papa Francisco reforça que a paz não é só a ausência de violência, mas também a presença de justiça. O nosso compromisso e vontade, como GNRC, é percorrermos esse caminho em Orlando e onde pessoas LGBTQI sofram violência, discriminação e vitimização, seja nas Américas, Europa, Asia, Oceânia ou África.

Esteja a Paz e o Amor de Deus constantemente presente e visível em todos nós.

Comité Central da Rede Global de Católicos Arco-Íris (GNRC).

Registe seu apoio e aprovação a esta carta em change.org

You can find the English version of this letter here.

Puedes encontrar la versión en Español de esta carta aqui.

È possibile trovare la versione in lengua Italiana di questa lettera qui.

Vous trouverez une version Française de cette lettre ici.

Sítio Web: www.rainbowcatholics.org        Email:  rainbowcatholicsassembly@gmail.com

Twiter:      GNRCatholics                            Facebook: GlobalNetworkofRainbowCatholics

A Rede Global de Católicos Arco-Íris (GNRC) é formada de organizações e indivíduos que trabalham pelo cuidado pastoral e pela justiça para com pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, e intersexuais (LGBTQI) e suas famílias. A rede trabalha pela inclusão, dignidade e igualdade desta comunidade na Igreja Católica Romana e a sociedade em geral. A GNRC foi fundada em outubro de 2016 na conferência de Roma, “Os Caminhos do Amor”, com 80 participantes de 30 países. À data a GNRC representa 25 grupos de católicos LGTBQI, as suas famílias e amigos de todos os continentes.