Pentecostes uniu em oração diferentes comunicdades LGBT+ da América Latina

English / Español / French / Português / Chinese

Encontro virtual reuniu mais de 40 grupos e comunidades de varios países para celebrar juntos a Festa de Pentecostes. Uma oração que pediu a presença especial do Espírito Santo na vida de tantas pessoas LGBT+ e de suas famílias

A pandemia mundial não impediu que o sopro da divina Ruah alcançasse a vigília convocada por diferentes comunidades, pastorais e organizações LGBT+ da América Latina. A conexão virtual permitiu um encontro de rostos e diversidades em torno de uma profunda oração que invocou os Dons do Espírito. Assim, reviveram o versículo de Atos dos Apóstolos 2, 1 “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar”.

Esta festa da Igreja conseguiu unir países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Nicarágua, Paraguai e Peru para pedir a presença dos dons da Sebedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus, na vida de tantas e tantos que tentam construir suas vidas como pessoas LGBT+, sobretudo na daqueles perseguidos.

Os membros latinos da Rede Global de Católicos Arco-Íris (GNRC) e seus aliados conseguiram convocar mais de 100 pessoas, refletindo a necessidade de se manter contato em tempos de distância física, mas unidos na Fé pela Boa Nova.

Sem dúvidas, hoje os dons do Espírito inspiram o trabalho de inclusão para as pessoas LGBT+ e suas famílias na Igreja. Nesta vigília, se fez uma reflexão em torno a elas, incidindo nelas como uma oportunidade de abertura à vida de tantos.

“Compartilhamos nossa própria realidade: de nossas casas, de quem somos. Sem barreira ao falar. Não falávamos espanhol ou português, mas a linguagem do amor”, afirma Antonio Ortiz, representante regional da GNRC para América Lartina. Dessa forma, cada Dom do Espírito Santo se viu representado por uma comunidade LGBT+ Católica da região (é possível conferir os grupos presentes ao final desse artigo). “Cada participante mostrou um pouco de sua cultura em seus símbolos, nas suas reflexões, em seus cantos e, ao mesmo tempo, todas e todos mostramos o mesmo rosto de Deus”, resumiu Ortiz.

Nessa vigília, participaram também acompanhantes religiosos como o padre James Alison e a irmã Flor (Carmelitas Missioneiras de Santa Teresa no Peru). De modo particular, a irmã Flora compartilhou uma reflexão em torno da comunidade e recordou que era a primeira vez que se realizava um encontro com essas características, no contexto latino-americano, e que sem dúvidas o Espírito Santo foi seu iniciador. Sobre este Espírito a religiosa pediu à comunidade: “Acolham-no, vivam-no, para ser um”.

É possível conferir o momento de envio e despedida da Vigília no seguinte link

Os Católicos LGBT + da América Latina celebraram uma Vigília de Pentecostes – Arquivo de Áudio

Membros latinos da Rede Global de Católicos Arco-íris e Aliados

COMOCAD – Perú / Cristianos Inclusivos Py – Paraguay / Diversidade Católica – Brasil / Efetá – México / Espacio Seguro – Costa Rica / GAP SP – Brasil / Grupo lésbico Artemisa – Nicaragua / Colectivo TLGB – Bolivia / Padis+ – Chile / Red Católica Arcoíris Mx – México / Rede Nacional Grupos Católicos LGBT+ – Brasil / SIQUEM – Argentina

This entry was posted in News/blog and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *