O Comité Central da GNRC defendeu uma nomeação e eleição interna aberta para definir os seus responsáveis em lugares executivos em julho de 2016.

English / EspañolFrançaise / Italiano / Portugues

Depois de meses de trabalho conjunto, tendo desenvolvido uma estrutura organizacional clara com cargos executivos definidos, como foi solicitado durante a Assembleia que nos reuniu no passado mês de outubro de 2015 em Roma, o Comité Executivo da GNRC (GNRC-SC) finalmente promoveu uma nomeação e eleição interna aberta para ocupar apropriadamente ditos cargos. A eleição foi um processo muito orgânico, formal e assertivo, pois estávamos todos muito focados em como nos apoiarmos, a favor de um desenvolvimento maior da nossa Rede Global, já que somos uma comunidade em ação, mas também reunida em oração.

Só um breve resumo do nível de trabalho que realizámos:

  • Tivemos 6 reuniões do Comitê Executivo (GNRC-SC), as quais se subdividiram adicionalmente em 3 subcomités de trabalho: Desenvolvimento Organizacional, Próxima Assembleia e Recolha de Fundos e Comunicações e Relações Públicas.
  • Publicámos 4 Comunicados de Imprensa sobre: a Fundação da GNRC (outubro 2015), a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” (abril 2016, complementado por uma posterior reflexão mais extensa de 4 páginas), o nosso Pedido de Resposta ao Papa sobre o Ódio e Violência para com as Pessoas LGBTQI (junho 2016, somado a uma carta de apoio e Solidariedade às Vítimas de Orlando) e o recente Apelo do Papa a pedir desculpas à Comunidade LGBTQI (junho 2016), juntamente com 2 Boletins informativos (janeiro e maio 2016), todos em vários idiomas para melhorar o acesso aos mesmos.

Tudo isto, considerando 7 fusos horários, as convocatórias em momentos diversos, somado a tantas outras reuniões informais e equipas de trabalho sem importar tempo e lugar. Foi um milagre! É óbvio que não poderíamos ter feito isto sem contar com todos desde a Assembleia de Roma, a sua afirmação, contribuições posteriores, pensamentos e orações foram a base que nos manteve em marcha.

Então, aqui está o resultado da eleição para a Equipa de Trabalho da GNRC:

Copresidentes:

Ruby Almeida (Quest, UK) é oriunda da Índia, foi Professora de Comunicação Social e trabalhou na London Metropolitan University e no West Thames College. Agora é uma Formadora de Media independente, Diretora do grupo LGBTI Católico do Reino Unido Quest e Co-Diretora do Comité Executivo da GNRC.

 

Michael Brinkschroeder (Homosexuelle und Kirche, Germany) é um Teólogo Sociólogo alemão, a trabalhar atualmente no grupo de colaboração ecuménica Homosexuelle und Kirche. Foi fundador do Grupo de Estudo de Teologia Gay, Schwule Theologie, e do Serviço Católico Queer em Munique. Além do mais foi Co-Diretor do Fórum Europeu de Grupos LGBTI Cristãos de 2005 a 2011, coordenando actualmente as suas atividades de provedoria Católica e é Co-Diretor do Comité Executivo da GNRC.

Secretariado:

Benjamin Oh (Acceptance, Australia)

Tesouraria:

Chris Vella (Drachma, Malta)

Comunicações:

Fernando González (Padis+, Chile)

Desejamos a todos o melhor na direção da Rede Global de Católicos Arco-íris!

Como parte da planificação de contingência, para garantir a continuidade executiva perante a ausência prolongada de alguns dos representantes oficiais, foram nomeados e eleitos delegados a partir do Comité Central: Delegado do Secretariado, Tim Smyth (Acceptance, Austrália); Delegado da Tesouraria, Joseanne Peregrin (Darchma, Malta); Delegado das Comunicações, Eros Shaw (CCRC, China). Queremos recordar que trabalhamos juntos como equipa e não o teríamos podido fazer, completa e apropriadamente, sem o incrível trabalho dos nossos, também companheiros do Comité Central, Francis DeBernardo (New Ways Ministry, USA) e Georgina Adhiambo (Voweec, Quénia).

Pedimos-vos gentilmente que nos possam continuar a manter próximos dos vossos pensamentos e orações, assim como também o fazemos na oração pel@s noss@s irmãs e irmãos, amig@s e coleg@s à volta do mundo que arriscam tanto de si próprios para trazer o Reino de Deus que celebre a Justiça, a Inclusão, a Paz e o Amor para os Católicos LGBTQI e para os nossos entes queridos.

Queremos agradecer todas as respostas e comentários, na sequência do processo de eleição, de todos os grupos e indivíduos parte da Rede Global de Católicos Arco-íris.

Atentamente,

Comité Central da Rede Global de Católicos Arco-íris.

Ben – Eros – Fer – Geo – Jos – Tym – Mic – Rub – Chris – Fran