English / Español / Français / German / Portugues / Chinese

A toda a nossa querida família e amigos em Cristo,

Ruby e Chris, como Co-Diretores, escrevemos-vos para vos enviar uma sentida saudação Natalícia. Esperamos também que a euforia da Assembleia de Dachau vos tenha conduzido a todos, com tranquilidade, de regresso a casa para junto dos vossos seres queridos.

A magia que se gerou na nossa Assembleia deveu-se ao magnífico trabalho do nosso comprometido e empenhado Comité Central, assim como aos nossos maravilhosos anfitriões HuK y Queergottesdienst München. Tudo isto valeu a pena com o culminar dos nossos Estatutos adotados e testemunhados com as assinaturas das nossas organizações fundadoras e agora membros da GNRC. Muito há que necessita ser feito, imediatamente, enquanto ainda disfrutamos da alegria da nossa Assembleia! Pensamos em particular na importância das conclusões alcançadas entre todos em Munique. Como saberão, desde 17 de dezembro tornamo-nos oficialmente uma associação registada sob a jurisdição italiana. O que não significa que a nossa capacitação como GNRC esteja completa.

Os Estatutos e os Regulamentos Internos fornecem-nos as bases essenciais para a nossa organização, mas a GNRC necessita de continuar a desenvolver-se e a expandir-se como uma entidade financeiramente autónoma e mais efetiva para contactar com grupos Católicos e Cristãs LGBTIQ à volta do mundo. Necessitamos de trabalhar para nos convertermos numa efetiva voz profética, falar contra a discriminação e a criminalização dentro da sociedade e da Igreja e por meio do diálogo combater a ignorância grave relacionada com temas de género, sexualidade e vida familiar. Necessitamos de nos converter num repositório de recursos e numa comunidade de fé onde a espiritualidade para as pessoas LGBTIQ possa prosperar por mérito próprio. Finalmente, necessitamos de conseguir ser uma organização mais inclusiva. Estamos conscientes de que só 19 mulheres e uma mulher transgénero assistiram à segunda Assembleia. Seria maravilhoso que, no prazo de dois anos, o equilíbrio de género fosse mais representativo da nossa diversidade como Rede!

A região Africana apresentou uma emotiva declaração na Assembleia. Queremos assegurar-vos que a Direção não pretende subtrair os sonhos e esperanças dos Católicos Arco-íris de África. A GNRC torna o seu clamor como próprio e explorará as possibilidades para procurar que a sua mensagem chegue onde é mais necessário que seja ouvida.

Gostaríamos que todos os grupos regionais se reunissem e discutissem para contribuir nas discussões e estratégias que foram propostas nas suas oficinas durante a Assembleia. À Direção agradar-lhe-ia escutar-vos com regularidade e estar ciente das questões que são importantes na vossa região. Gostaríamos de saber de qualquer iniciativa que os vossos grupos regionais tenham realizado, bem com escutar as boas notícias ou desafios complexos que enfrentam a nível político ou dos vossos líderes de Igreja.

O que é ainda mais importante, é que precisamos de vós! Precisamos das vossas competências e experiências em muitas áreas. Se têm competências na área dos Media, das Tecnologias de Informação, do jornalismo, da contabilidade ou da tradução, então, por favor, compartam-nas com a Direção. Nesta mesma carta, encontrarão um link de um documento online onde poderão colocar as vossas competências nos distintos grupos de trabalho e projetos da GNRC. Incentivamos-vos a ajudar-nos a continuar a desenvolver as capacidades da nossa Rede e encaminhar os nossos objetivos. Finalmente, solicitamos o envio das grandiosas fotografias que tiraram e que podem ser partilhadas no interior da GNRC (media@gnrcatholics.org). E para aqueles que assistiram às pré-conferências, necessitamos de qualquer material que tenham gerado como grupo de trabalho. Queremos construir um arquivo de conteúdos do nosso incrível, irrepetível e histórico encontro em Dachau. Como já começámos, continuemos a trabalhar juntos por um futuro para a nossa família da GNRC.

Desejando-vos sinceramente um abençoado e feliz Natal.

Chris Vella y Ruby Almeida, Co-Diretores da GNRC